O desenvolvimento tecnológico acarretou inúmeras transformações na sociedade contemporânea, principalmente nas últimas décadas. Cada vez mais a linguagem cultural inclui o uso de diversos recursos tecnológicos para produzir processos comunicativos, utilizando-se diferentes códigos de significação. Além dos meios gráficos, inúmeros meios audiovisuais e multimídia disponibilizam dados e informações, permitindo novas formas de comunicação.
As tecnologias da comunicação, além de serem veículos de informações, possibilitam novas formas de ordenação da experiência humana, com múltiplos reflexos, particularmente na cognição e na atuação humana sobre o meio e sobre si mesmo. A utilização de produtos do mercado da informação, além de possibilitar novas formas de comunicação gera novas formas de produzir o conhecimento. Ter informação não significa ter conhecimento. Se, por um lado, o conhecimento depende de informação, por outro, a informação por si só não produz novas formas de representação e compreensão da realidade.
A forma como cada indivíduo participa dos processos comunicativos varia em função da relação que estabelece entre as novas informações e as suas estruturas de conhecimento; da capacidade de analisar e relacionar informações; e de uma atitude crítica frente à fonte de informações.
As
demandas atuais exigem que a escola ofereça aos alunos sólida formação cultural
e competência técnica, favorecendo o desenvolvimento de conhecimentos,
habilidades e atitudes que permitam a adaptação e a permanência no mercado de
trabalho, como também a formação de cidadãos críticos e reflexivos, que possam
exercer sua cidadania ajudando na construção de uma sociedade mais justa,
fazendo surgir uma nova consciência individual e coletiva, que tenha a
cooperação, a solidariedade, a tolerância e a igualdade como pilares; conforme
os Parâmetros Curriculares Nacionais.
As
Oficinas Midiáticas no contra-turno, permitirão aos alunos desenvolver suas
competências e habilidades dentro de contextos envolvendo conteúdos
curriculares, temas transversais, temas atuais e de interesse dos próprios
educandos.
Objetivos:
• Desenvolver habilidades e competências no contexto pedagógico.
• Estimular o aluno para a utilização dos recursos tecnológicos, ampliando assim a forma de adquirir conhecimentos.
• Criar novos ambientes de aprendizagem e de novas dinâmicas sociais a partir do uso das novas tecnologias.
• Preparar os discentes para utilizar a tecnologia da informação para o seu desenvolvimento cognitivo e social.
• Desenvolver novos paradigmas pedagógicos para uma cultura moderna e exigente.
• Oportunizar o trabalho em equipe, contribuindo com a sociabilidade, cooperatividade e troca de experiências.
• Transformar o processo ensino/aprendizagem, mudando o enfoque teórico- prático e contribuir para o sucesso durante todo o processo escolar e profissional do aluno.
• Desenvolver a confiança na capacidade de pensar, ao perceber que é capaz de elaborar estratégias para resolução de problemas, reformular hipóteses e tomar decisões.
• Desenvolver a autonomia, criatividade e a capacidade de resolver problemas.
Oficinas que serão oferecidas:
1- Oficina de Rádio Web:
Estar conectado, atualizando-se constantemente, interagir, mediar, aprender, aprender a aprender, são algumas das habilidades que nós, educadores, devemos desenvolver.
Não há
mais espaço para a simples transmissão de conteúdos. A escola deve estar
conectada ao mundo exterior, ir além das paredes das salas de aula e dos
conhecimentos dos livros didáticos.
A
Internet nos oferece uma vastidão de recursos que, se bem aproveitados, nos dão
suporte para o desenvolvimento de diversas atividades com os alunos.
É papel
do professor, conduzir seus alunos na descoberta destes recursos ajudando-os a
transformar informação em conhecimento.
O uso dos
podcasts na educação está crescendo e melhorando sua aplicação. Podcast é a
união da palavra Broadcast (transmissão via internet) com iPod (tocador de MP3
da Aple), então Podcast são programas de rádio personalizados gravados em MP3 e
disponibilizados pela Internet.
A partir
de projetos, como montar uma rádio web para a escola onde se pode divulgar as
atividades desenvolvidas pelos alunos e professores, a escola abre um canal a
mais de comunicação com a comunidade valorizando o trabalho dos alunos. Para
edições simples de áudio, o programa Audacity é uma opção leve, rápida e
completamente gratuita, para disponibilizar na Internet é possível criar uma
conta gratuita em portal de hospedagem de Podcast.
Além da
gravação de voz é possível utilizar músicas, porém devem ter permissão para
livre reprodução, nesse caso não há restrições pois estão licenciadas sob os
termos da Creative Commons (www.creative.commons.org).
Aproximar
a comunidade da escola é um dos desafios da educação e o uso dos podcasts pode
ser uma das alternativas. Ouvir a comunidade, os pais, alunos e professores,
compartilhar experiências, trocar ideias, ouvir as sugestões, tudo a partir dos
programas de rádio web que maravilha! E não é algo tão difícil ou tão longe da
realidade. Podemos e devemos fazer. Pode dar algum trabalho, mas a recompensa
será certa. Alunos mais motivados e confiantes, professores mais envolvidos,
comunidade participativa, não é isto que queremos na educação?
As rádios
escolares podem contribuir muito na construção de uma educação aberta e de
construção de conhecimento.
- Produzir a Rádio Web do CAIC
Mariano Costa que divulgará a produção de PodCasts pelos alunos.
- Divulgar os projetos e
produções dos alunos à comunidade utilizando recursos das Tecnologias da
Informação e da Comunicação.
- Desenvolver nos alunos habilidades
de pesquisa e investigação promovendo o protagonismo juvenil.
- Desenvolver a oralidade,
melhorando a comunicação e expressão.
- Valorizar a escola e a
comunidade.
- Despertar o gosto pela
pesquisa e redação.
- Trabalhar colaborativamente.
- Conhecer as características
da linguagem de rádio.
- Compreender a importância de
se respeitar os direitos autorais.
Stop Motion é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro.
Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando. Aproveita-se dessa ilusão e cria-se as mais diversas técnicas para se fazer um filme de animação; podendo-se utilizar de recortes, bonecos, massinha, arame, objetos, etc.
Desde
Mélies, nos primórdios do cinema, até os dias de hoje com filmes como "A
Fuga das Galinhas" e "Guerra nas Estrelas" vários foram os
animadores e curiosos que se aventuraram na animação Stop Motion. Alguns com
mais interesse, desenvolvendo estudos e métodos de trabalho, outros apenas
experimentando... mas todos, de uma forma ou de outra, contribuíram para
aperfeiçoar esta técnica que até hoje desperta nossa curiosidade e fascinação.
Nesta
Oficina trabalha-se conteúdos de várias disciplinas, abordando assuntos do
Programa Curricular, Temas Transversais e assuntos atuais.
Objetivos:
- Elaborar roteiros
- Compreender o processo de
produção de vídeo em Stop Motion
- Aprender o manuseio básico
de uma câmera ou webcam
- Aprender a editar um vídeo
1. ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática – Os Computadores
na Escola. São Paulo: Ed. Cortez, 1988.
- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998 e 2001.
- MARTINS,
Maria Cecília. Texto: “Situando o
uso da mídia em contextos educacionais”.
- MEC
– Secretaria de Educação a Distância. Programa
de Formação Continuada em Mídias na Educação.
- MORAN,
Jose Manuel Moran. Texto:
“Tecnologias de Comunicação e Interação”.
7. SANTOS, Gládis Leal dos. Projeto CAIC Mariano Rádio Web. [online]
Disponível na Internet via www URL: http://saladeaula.wikispaces.com/Podcast. Arquivo capturado em 08/02/2012.
Professora
Antonia Vieira de Souza
Achei muito legal o 1º vídeo e que a cada aula possam estar aprendendo cada vez mais...
ResponderExcluirAchamos muito legal e criativo,este vídeo foi muito legal porque mostra pessoas fazendo sua parte no transito e na rua vocês montam as coisas com carinho e amor vocês formam uma equipe perfeita e inteligente.
ResponderExcluirIsabela e Gabriela
5º B
Muito bacana amiga! Parabéns pelo blog...
ResponderExcluirBeijos
Isa
Ao contrario de muitos trabalhos,esse monstra a verdadeira historia da perca de nossas florestas exploradas pelos os português no ano de 1500,com o desmatamento perdemos um pouco da beleza de nossas florestas. Esse vídeo mostrou as mudanças ocorridas durastes anos,mais não mostrou como podemos ajudar nossas florestas todos sabem que pequenas atitudes podem nos ajudar na preservação .
ResponderExcluirAlunos : Bruna Manni e João Vitor 9 ano A
NOS GOSTAMOS FICOU MUITO LEGAL FICAMOS ORGULHOS DO TRABALHO DE VOCÊS FIZERAM UM BOM TRABALHO PARABÉNS CONTINUEM ASSIM.
ResponderExcluirGABRIEL E TIAGO
5ºB