quinta-feira, 1 de março de 2012

As Oficinas Midiáticas


O desenvolvimento tecnológico acarretou inúmeras transformações na sociedade contemporânea, principalmente nas últimas décadas. Cada vez mais a linguagem cultural inclui o uso de diversos recursos tecnológicos para produzir processos comunicativos, utilizando-se diferentes códigos de significação. Além dos meios gráficos, inúmeros meios audiovisuais e multimídia disponibilizam dados e informações, permitindo novas formas de comunicação.


As tecnologias da comunicação, além de serem veículos de informações, possibilitam novas formas de ordenação da experiência humana, com múltiplos reflexos, particularmente na cognição e na atuação humana sobre o meio e sobre si mesmo. A utilização de produtos do mercado da informação, além de possibilitar novas formas de comunicação gera novas formas de produzir o conhecimento. Ter informação não significa ter conhecimento. Se, por um lado, o conhecimento depende de informação, por outro, a informação por si só não produz novas formas de representação e compreensão da realidade.


A forma como cada indivíduo participa dos processos comunicativos varia em função da relação que estabelece entre as novas informações e as suas estruturas de conhecimento; da capacidade de analisar e relacionar informações; e de uma atitude crítica frente à fonte de informações.

As demandas atuais exigem que a escola ofereça aos alunos sólida formação cultural e competência técnica, favorecendo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam a adaptação e a permanência no mercado de trabalho, como também a formação de cidadãos críticos e reflexivos, que possam exercer sua cidadania ajudando na construção de uma sociedade mais justa, fazendo surgir uma nova consciência individual e coletiva, que tenha a cooperação, a solidariedade, a tolerância e a igualdade como pilares; conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais.

As Oficinas Midiáticas no contra-turno, permitirão aos alunos desenvolver suas competências e habilidades dentro de contextos envolvendo conteúdos curriculares, temas transversais, temas atuais e de interesse dos próprios educandos.


Objetivos:


• Desenvolver habilidades e competências no contexto pedagógico.
• Oportunizar um ambiente onde os discentes possam ter uma participação       ativa no processo de ensino/aprendizagem.
• Estimular o aluno para a utilização dos recursos tecnológicos, ampliando         assim a forma de adquirir conhecimentos.
• Criar novos ambientes de aprendizagem e de novas dinâmicas sociais a         partir do uso das novas tecnologias.
• Preparar os discentes para utilizar a tecnologia da informação para o seu       desenvolvimento cognitivo e social.
• Desenvolver novos paradigmas pedagógicos para uma cultura moderna e         exigente.
• Oportunizar o trabalho em equipe, contribuindo com a sociabilidade,               cooperatividade e troca de experiências.
• Transformar o processo ensino/aprendizagem, mudando o enfoque teórico-     prático e contribuir para o sucesso durante todo o processo escolar e             profissional do aluno.
• Desenvolver a confiança na capacidade de pensar, ao perceber que é capaz     de elaborar estratégias para resolução de problemas, reformular hipóteses e   tomar decisões.
• Desenvolver a autonomia, criatividade e a capacidade de resolver                   problemas.


Oficinas que serão oferecidas:


1- Oficina de Rádio Web:


Estar conectado, atualizando-se constantemente, interagir, mediar, aprender, aprender a aprender, são algumas das habilidades que nós, educadores, devemos desenvolver.

Não há mais espaço para a simples transmissão de conteúdos. A escola deve estar conectada ao mundo exterior, ir além das paredes das salas de aula e dos conhecimentos dos livros didáticos.

A Internet nos oferece uma vastidão de recursos que, se bem aproveitados, nos dão suporte para o desenvolvimento de diversas atividades com os alunos.

É papel do professor, conduzir seus alunos na descoberta destes recursos ajudando-os a transformar informação em conhecimento.

O uso dos podcasts na educação está crescendo e melhorando sua aplicação. Podcast é a união da palavra Broadcast (transmissão via internet) com iPod (tocador de MP3 da Aple), então Podcast são programas de rádio personalizados gravados em MP3 e disponibilizados pela Internet.

A partir de projetos, como montar uma rádio web para a escola onde se pode divulgar as atividades desenvolvidas pelos alunos e professores, a escola abre um canal a mais de comunicação com a comunidade valorizando o trabalho dos alunos. Para edições simples de áudio, o programa Audacity é uma opção leve, rápida e completamente gratuita, para disponibilizar na Internet é possível criar uma conta gratuita em portal de hospedagem de Podcast.

Além da gravação de voz é possível utilizar músicas, porém devem ter permissão para livre reprodução, nesse caso não há restrições pois estão licenciadas sob os termos da Creative Commons (www.creative.commons.org).

Aproximar a comunidade da escola é um dos desafios da educação e o uso dos podcasts pode ser uma das alternativas. Ouvir a comunidade, os pais, alunos e professores, compartilhar experiências, trocar ideias, ouvir as sugestões, tudo a partir dos programas de rádio web que maravilha! E não é algo tão difícil ou tão longe da realidade. Podemos e devemos fazer. Pode dar algum trabalho, mas a recompensa será certa. Alunos mais motivados e confiantes, professores mais envolvidos, comunidade participativa, não é isto que queremos na educação?

As rádios escolares podem contribuir muito na construção de uma educação aberta e de construção de conhecimento.


 Objetivos:

  • Produzir a Rádio Web do CAIC Mariano Costa que divulgará a produção de PodCasts pelos alunos.
  • Divulgar os projetos e produções dos alunos à comunidade utilizando recursos das Tecnologias da Informação e da Comunicação.
  • Desenvolver nos alunos habilidades de pesquisa e investigação promovendo o protagonismo juvenil.
  • Desenvolver a oralidade, melhorando a comunicação e expressão.
  • Valorizar a escola e a comunidade.
  • Despertar o gosto pela pesquisa e redação.
  • Trabalhar colaborativamente.
  • Conhecer as características da linguagem de rádio.
  • Compreender a importância de se respeitar os direitos autorais.
2- Oficina de Stop-Motion:


Stop Motion é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro.

Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando. Aproveita-se dessa ilusão e cria-se as mais diversas técnicas para se fazer um filme de animação; podendo-se utilizar de recortes, bonecos, massinha, arame, objetos, etc.

Desde Mélies, nos primórdios do cinema, até os dias de hoje com filmes como "A Fuga das Galinhas" e "Guerra nas Estrelas" vários foram os animadores e curiosos que se aventuraram na animação Stop Motion. Alguns com mais interesse, desenvolvendo estudos e métodos de trabalho, outros apenas experimentando... mas todos, de uma forma ou de outra, contribuíram para aperfeiçoar esta técnica que até hoje desperta nossa curiosidade e fascinação.

Nesta Oficina trabalha-se conteúdos de várias disciplinas, abordando assuntos do Programa Curricular, Temas Transversais e assuntos atuais.


Objetivos:

  • Elaborar roteiros
  • Compreender o processo de produção de vídeo em Stop Motion
  • Aprender o manuseio básico de uma câmera ou webcam
  • Aprender a editar um vídeo
Fonte:

    1.    ALMEIDA, Fernando José de. Educação e Informática – Os Computadores
         na Escola. São Paulo: Ed. Cortez, 1988.


  1. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998 e 2001.

  1. MARTINS, Maria Cecília. Texto: “Situando o uso da mídia em contextos educacionais”.

  1. MEC – Secretaria de Educação a Distância. Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação.
  1. MORAN, Jose Manuel Moran. Texto: “Tecnologias de Comunicação e Interação”.
    6.    PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Ed. Artmed, 2000.

    7.    SANTOS, Gládis Leal dos. Projeto CAIC Mariano Rádio Web. [online]
         Disponível na Internet via www URL: http://saladeaula.wikispaces.com/Podcast. Arquivo            capturado em 08/02/2012.



Professora Antonia Vieira de Souza


5 comentários:

  1. Achei muito legal o 1º vídeo e que a cada aula possam estar aprendendo cada vez mais...

    ResponderExcluir
  2. Achamos muito legal e criativo,este vídeo foi muito legal porque mostra pessoas fazendo sua parte no transito e na rua vocês montam as coisas com carinho e amor vocês formam uma equipe perfeita e inteligente.


    Isabela e Gabriela
    5º B

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana amiga! Parabéns pelo blog...

    Beijos
    Isa

    ResponderExcluir
  4. Ao contrario de muitos trabalhos,esse monstra a verdadeira historia da perca de nossas florestas exploradas pelos os português no ano de 1500,com o desmatamento perdemos um pouco da beleza de nossas florestas. Esse vídeo mostrou as mudanças ocorridas durastes anos,mais não mostrou como podemos ajudar nossas florestas todos sabem que pequenas atitudes podem nos ajudar na preservação .

    Alunos : Bruna Manni e João Vitor 9 ano A

    ResponderExcluir
  5. NOS GOSTAMOS FICOU MUITO LEGAL FICAMOS ORGULHOS DO TRABALHO DE VOCÊS FIZERAM UM BOM TRABALHO PARABÉNS CONTINUEM ASSIM.

    GABRIEL E TIAGO

    5ºB

    ResponderExcluir

Obrigada pela participação em nosso Blog. A sua opinião é muito importante para nós.

Profª Antonia e Alunos